Tristeza e Medicina Tradicional Chinesa

A tristeza é uma emoção e uma resposta em relação a um acontecimento como, uma decepção ou perda. Via de regra, é uma emoção normal e saudável, pois é uma emoção humana. Além disso, a tristeza com a qual nos deparamos no cotidiano, nos ajuda a refletir sobre as adversidades da vida, as quais contribuem para o nosso crescimento. No entanto, quando a tristeza aparece sem um motivo aparente ou quando persiste por um longo período de tempo, é necessário ter atenção, pois pode ter uma causa que requer tratamento, como, por exemplo, a depressão. 

Em uma visão geral, as causas da depressão estão diretamente relacionadas com perdas, tais como: morte, término de relacionamento ou resignação. Mas também podem ser doenças físicas ou psicológicas. 

Sob a ótica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a tristeza é uma emoção que, quando em excesso ou por período de tempo prolongado, pode prejudicar a energia dos pulmões. 

A MTC, acredita que as cinco principais emoções: medo, raiva, alegria, tristeza e preocupação a partir delas são  originadas as menores e, quando em excesso ou falta, podem afetar o funcionamento psíquico, fazendo com que surjam inúmeras síndromes energéticas e patologias. Segundo a Teoria dos Cinco Elementos da MTC, ficar triste está associado ao pulmão, ao elemento metal e ao sabor picante. E cada emoção está associada a um órgão específico.

A tristeza pode ser aliviada com acupuntura, uma forma de medicina alternativa e um ramo da medicina tradicional chinesa no qual finas agulhas são inseridas no paciente. Desta forma, o acupunturista pode interferir neste processo atuando no meridiano do pulmão, de forma direta ou indireta, reequilibrando o corpo e suas emoções. 

Por mais que haja tratamento para a tristeza, quando em excesso, é sempre importante prevenir para que isso não venha a acontecer. 

Procure se manter sempre ativo. A atividade física não só ajuda você a ficar em forma, perder peso e ganhar músculos. Ela é fundamental para o bom humor, especialmente para pessoas com rotinas sedentárias. 

Mantenha uma boa alimentação, principalmente com ácidos graxos e vitaminas, pois os minerais contidos ajudam a regular o sistema nervoso. Além disso, alguns alimentos possuem propriedades antidepressivas. 

Independente dos eventos da vida, é importante manter a normalidade  fazendo as atividades que você ama.