Depressão pode estar associada a hormônios

A depressão é uma doença grave que atinge o pensamento, o sentimento e o agir das pessoas afetadas. Essa doença está diretamente associada aos distúrbios das funções corporais, causando sofrimento. Além disso, pessoas com depressão raramente conseguem se livrar de seu humor deprimido, indiferença e pensamentos negativos por conta própria. 

Muitas são as causas da depressão, dentre elas estão a genética familiar, a bioquímica cerebral e eventos vitais.

Em relação aos hormônios, quando desregulados, podem desencadear uma tristeza sem fim.  O cortisol, estrogênio, progesterona e o T4, quando em falta, dificultam a comunicação cerebral. Além disso, podem interferir na serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

O tratamento para depressão é feito com auxílio da equipe multidisciplinar de Saúde, por meio de medicamentos e acompanhamento terapêutico, conforme cada caso, dentro da sua individualidade e totalidade. O apoio da família é fundamental.

Contudo, existem maneiras de prevenir o surgimento da depressão, como manter um estilo de vida saudável. Além disso, uma prática regular de atividade física, ter uma dieta equilibrada, evitar o consumo de álcool, não usar drogas ilícitas, diminuir as doses diárias de cafeína e manter uma rotina de sono regular contribuem com a prevenção da doença.